Notícia em primeira mão! Toronto terá disponibilidade de bicicletas públicas em downtown. O sistema já se demostrou eficiente em Montreal e será lançado em Toronto na primeira semana de maio de 2011.

As bicicletas terão estações onde as pessoas poderão retirar e retornar as bicicletas. O sistema é automatizado e requer o uso de cartão de crédito. Ao retirar a bicicleta será feito um deposito de segurança no valor da bicicleta estornado no retorno. A cobrança do serviço será iniciado apenas a partir de meia hora de uso, ideal para quem chega na Union Station e trabalha pertinho, pois poderá economizar o custo de metrô. Como idéia de custo, o dia de aluguel da bicicleta sairá na faixa de CAD$12.

Por outro lado, a desvantagem é que a bicicleta é um pouco pesada, afinal tem que ser robusta para aguentar o tranco, além do peso evitar que a garotada tente manobras radicais. Além disso, não tem marcha.

Todas as bicicletas são equipadas com um chip GPS. Isso evita roubo, além de identificar qual estação tem excesso de bicicletas. Para isso, 2 caminhões ficarão encarregardos de manter quantidades adequadas nas estações.
Informações disponíveis no website http://www.toronto.bixi.com/


-Fernando