Finalmente posso dirigir pra onde eu quiser e a hora que eu quiser! Só falta o carro...

Me assustei quando comecei a ler as leis sobre o assunto, mas depois descobri que com uma comprovação de experiência superior a 3 anos, eu poderia pular algumas etapas. A habilitação para os canadenses é um pouco diferente da nossa.
Existem 3 níveis de carteira de habilitação para uso convencional. G1 é a primeira, e exige apenas o teste teórico. Com a habilitação G1, só se pode dirigir com alguem que tenha mais de 3 anos da habilitação definitiva, enfim, é pra quem está aprendendo. Depois de um ano, pode fazer um teste para G2 que já permite trafegar normalmente, sozinho, das 6a.m. até meia noite. E, depois de mais um ano, pode fazer o teste para a G que é a definitiva.

Como tenho os 3 anos carimbado e outorgado pelo consulado brasileiro, posso fazer o teste teórico, e já agendar o prático de estrada sem esperar nada. Agendei o teste para G em agosto de 2009, e a porcaria do departamento entrou em greve, só reabriram agora em janeiro de 2010, neste tempo fiquei com a G1, tinha que pedir ajuda do vizinho até pra ir ao supermercado.
O teste da definitiva, é bem mais complicado, exige um monte de detalhezinhos, até mesmo a hora de olhar pro espelho. O teste é feito na rua e na estrada, e além do mais, é um teste para quem já tem 2 anos de experiência, e não para quem fez 1 mes de robalheira das auto-escolas.

Curiosidades sobre as leis de Ontario:
- Adolecentes podem tirar carteira aos 16 anos, mas se abandonarem a escola perdem o direito de dirigir.
- Virar para direita é permitido mesmo no sinal vermelho, desde que se dê preferência ao pedestre e aos carros que trafegam na via.
- Quando um carro liga a sirene, todos os carros encostam à direita, inclusive os carros no sentido contrário.
- Placas de pare, as pessoas param, e se não parar toma multa.
- Se o ônibus escolar levantar a placa de pare, todos os carros devem parar, em ambos os sentidos, pois as crianças atravessam a rua, e não parar, a multa pode chegar a R$3800. (tem coragem de não parar?).


Quer tentar fazer o teste da G1? Está todo aquí! é so fazer:


O fato de não termos carro até agora, decidimos não comprar por alguns motivos:
1- Ecologicamente correto, vamos salvar o mundo contra o uso indiscriminado de motores que liberam gases poluentes.
2- Pelo nosso dia-a-dia, só faz falta pra ir ao supermercado.
3- Não ter carro é mais barato. O seguro seria mais caro que nossos 2 passes mensais que dá direito a pegar qualquer condução pública.
4- Transporte público é eficiente e seguro. Uso notebook no metro, e chego no trabalho 10 minutos a mais do que se fosse de carro.
5- Não temos garagem.
6- Estacionar na rua, precisa tirar a neve do vidro, e isso é chato.
7- É chato dirigir na neve, tem que se andar bem devagar poise fica muito escorregadio.
8- Eu e a patroa não gostamos de dirigir.
9- Não tinhamos habilitação para dirigir sozinhos.
10- Depois de 1 ano de habilitação definitiva o seguro cai de valor tremendamente.

Assim que eu comprar o carro, eu invento 10 motivos pra ter comprado ;o)

-Fernando

1 comentários:

hueheuheu

Bem vindo ao meu mundo dos que tem carteira e nao tem carro ... e estao pensando muitas vezes antes de compra-lo porque eh mais gasto que vantagem.

Levar o Matheus na creche de carro era mais facil e rapido, mas dirigir na neve eh um saco. Quando nao tiver mais neve, nao preciso mais do carro porque posso ir de bike com seguranca ... :-)

Postar um comentário