Canadenses fazem de tudo por um natal branquinho, tenho que concordar que é lindo! Os enfeites de Natal dão um charme total, árvores gigantes e enfeitadas, e tem casas que parecem uniforme de coronel de tanta coisa pendurada.

Confesso que fico um pouco irritado, com essa mistura de comércio e religiosidade, e carinho famíliar comprado com presentes. A situação é tão estranha que se alguém te dá um presente, parece que você fica em dívida com a pessoa, um dia vou ter em casa um estoque de presente, assim eu ganho um e dou outro em troca. Exageros aparte, não é preciso ir muito longe para entender a origem do Natal, um pouco de conhecimento não faz mal a ninguém.

O nascimento de Cristo é oficialmente desconhecido, mas todos os estudos indicam final para início do outono, e alguns estudos mais apurados indicam a data 21 de agosto. Conclui-se Jesus veio como leão, nem que seja o signo, 2 dias depois ele seria virginiano e viria como ovelha (ou cabrito, sei la, tanto faz). O que eu realmente não entendo, é por que virginianos tem uma fixação em arrumar a pia do banheiro.

O 25 de dezembro então, o que tem a ver? Vem da Saturnália (que eu sempre confundo com Martinália) que é o dia mais escuro do ano. A Saturnália comemora o novo sol, já que o dia mais escuro do ano, esta entre 17 e 24 de Dezembro, o dia 25 começa a ficar mais claro, deve ser por isso que depois do Saturday, vem o Sunday, dia do Sol, que em português vem do latim Dominicus, significa dia do senhor. A Saturnália era uma festividade pagã que acompanhava bebedeiras e orgias e virou a festa do nascimento de Jesus , o maior exemplo de comportamento ético que a terra já teve (que nasceu em outra data). Que confusão! Eu só sei que essa tal saturnália virou o carnaval Brasileiro, e foi parar no começo da quaresma, só não sei como.


Papai Noel, também é ícone do natal. Conhecido como Santa Klaus, ou São Nicolau, esse velho tinha uma mania estranha de deixar presentes escondidos para as pessoas. O velho foi a base estrutural e envergadura moral do consumismo materialista do capitalismo social irreverssível, será que perguntavam pra ele: Cadê meu presente, velhinho?

Eu sei que tem um pessoal aqui que investe em enfeites de Natal, não tenho nada contra, só não tenho dinheiro pra isso (sei que sou pão duro), mas olha a casa enfrente a nossa que fluber:
-Fernando

3 comentários:

Rapaz, tu costuma bagunçar as coisas mas essa ta campeã hehehehehe

Aqui na Paulista ta tudo iluminado também!

Manda um pouco de neve por carta pra eu ver!!!

Abs
Renato

Olá!

Primeiramente, parabéns pelo Blog! Muito bacana as postagens! Com muita inteligência nas palavras!
Amigos, somos um casal brazuca (com dois filhos rsrs), que iremos pra Toronto a estudo, ambos, estudaremos inglês, na Escola da EF Toronto, mas, estamos precisamos dos 'amigos brasileiros', para nos dar uma certa moral, nos ajudando com algumas dúvidas!
Achamos teu blog, por intermédio de Rosa da Silva!
Moramos em Niterói, se possível, poderíamos por email, nos contatar?
Deixo nosso email de contato e no aguardo, antecipadamente, agradecemos!
Com grande prazer, Alan/Cíntia/Thor e Pietra
Nosso contato: cintiamach@gmail.com

Hehehe... ei, por acaso tua esposa eh virginiana, eh??? Eu nunca tinha percebido, mas depois que li teu comentario, me toquei que realmente tenho fixacao em arrumar todas as pias da casa, pelo menos umas duas vezes por dia... kkkkkkkkkkkkk

Postar um comentário