Depois da experiencia paulistana de pegar a saida errada e nunca mais conseguir chegar no lugar, ou escutar sua mulher chorando no telefone por que se perdeu, a bateria do celular está no final, não tem ninguém pra perguntar e o apocalipse chegou mais cedo (baseado em fatos reais), vou contar sobre o transito de Toronto. A facilidade de chegar de um lugar a outro e a eficiência do transporte público impressionam.

1- Pra começar a cidade é quadradinha, tem umas 15 grandes avenidas horizontais, e umas 25 verticais, cada uma destas grandes avenidas tem uma linha de ônibus, metro ou bonde (street car) que vai de uma ponta a outra. Por exemplo, pego um onibus pro sul e quando chegar na av. que eu quero, desço e pego outro pro leste.

2- O sistema é todo integrado, comprando uma passagem de metro, você anda de ônibus ou street car, e vice-versa.

3- Todas as orientações sao NORTE, SUL, LESTE, OESTE. Se eu acabei de chegar em Toronto, não obrigação de saber se é sentido Jabaquara ou Tucuruvi, eu só tenho que saber para que lado eu vou.

4- O pedestre tem SEMPRE a preferência, se ele estiver na rua com sinal verde para o carro, o carro espera, e se não tiver sinal, a prioridade é automaticamente do pedestre. Depois vem a bicicleta, que anda na rua e tem prioridade sobre os carros.

5- Não existe motoboy, as motos ficam atrás dos carros.

6- As viradas para direita são sempre livres, mesmo com o sinal vermelho, basta ceder a preferência para o carro que já está na pista, e para os pedestres atravessando a rua.

7- As viradas para esquerda, são quase todas permitidas, basta se posicionar à esquerda da faixa e ceder a preferência ao carro que vem no sentido contrário, e ao pedestre, é claro. isso vale para bicicletas também, conforme foto acima.

8- Não existem motoboys.

9-Voce pode levar sua bicicleta no ônibus ou metro sem maiores problemas, exceto em horario de rush (7-9am, 4-6pm)

10- Tchau motoboys.

11- Os ônibus não tem roleta nem cobrador, se paga para o motorista e ele não tem troco, ou você da o dinheiro certinho ou dança no troco.

12- Voce pode comprar passes que valem o dia todo, semana (seg-dom) ou mes todo. Costuma valer a pena.

13- O passe unitário do ônibus custa por volta de R$5

14- Até em escada rolantes, quem está parado fica a direita, para quem esta com pressa poder subir pela esquerda.

15-49% da população de Toronto não nasceu no Canada, e provavelmente o autor do projeto da escada rolante acima, acompanhada de 4 degraus, veio de um dos paises da península ibérica.

16- Passagens inter-municipais não tem data marcada, você compra e viaja quando quiser.

17- No motoboy.

18. Chega.

-Fernando

4 comentários:

No motoboys? To indo praí.

Só não entendi porque o cara tem que ter vindo da península ibérica pra ter inventado de fazer todo mundo ficar na direira.

Abç

O cara da peninsula hiberica, é o português que colocou 4 degraus antes de uma escada rolante. Genial, ne?

Editei o post, um dia eu aprendo a escrever. :)

Mas eu tambem sou uma "ontária" rs, não tinha visto os degraus. E demorei pra chegar aos portugueses... rs
abç

Postar um comentário